Artigos

Tendinites

Os tendões correspondem à parte do tecido muscular que tem uma característica  dura, flexível e fibrosa, responsável pela conexão dos músculos aos ossos, fazendo um sistema de alavanca. Quando os tendões estão inflamados, irritados ou sofrem lesões microscópicas, leva a uma condição chamada tendinite. Os tendões podem ser pequenos e…

Tendinites e Tendinopatias do Quadril

O que é? No quadril, os tendões dos músculos glúteos (máximo, médio e mínimo) são os mais acometidos por tendinites. A dor se localiza na região lateral do quadril (sobre o trocanter do fêmur) podendo irradiar pela face lateral da perna. O tendão do músculo ílio-psoas e dos músculos adutores…

Tendinite de Ombro

A tendinite no ombro é uma inflamação que ocorre nos tendões desta articulação, causando intensa dor. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. A tendinite no ombro tem cura, mas a completa remissão dos sintomas pode demorar meses para ser alcançada. A forma mais…

Prótese (Artroplastia do Joelho)

O que é? A articulação do joelho é formada pelo fêmur, tíbia e patela, as superfícies articulares destes ossos são revestidas pela cartilagem articular. Algumas doenças como a osteoartrose, artrite reumatóide ou tumor provocam o desgaste desta cartilagem, sendo necessária a substituição da articulação por uma prótese (artroplastia do joelho).…

Lombalgia

Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais…

Lesões nos Ligamentos do Joelho

O que é? O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos. No joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL). Quando existe a ruptura de um destes…

Lesões Musculares

A lesão muscular não é privilégio dos atletas nas competições. Pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, durante a realização de tarefas rotineiras. A distensão muscular ocorre quando um músculo ou o tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras…

Lesão do Menisco

O que é Menisco? Para entender como acontece a lesão do menisco é importante observar a sua anatomia. Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da…

Hérnia de Disco

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A…

Fascite plantar

A fascite plantar é caracterizada pela inflamação da fáscia plantar (membrana de tecido conjuntivo) que se estende do calcâneo aos dedos do pé. Trata-se de uma condição dolorosa que acomete cerca de 10% da população em alguma fase da vida. Em alguns casos, com a cronicidade do problema, as forças de…

Estiramento Muscular

O estiramento e a distensão muscular acontecem quando o músculo se “estica” demais, devido ao esforço excessivo para realizar determinada atividade, podendo levar a ruptura de fibras musculares, do músculo ou do tendão envolvido. A distensão e o estiramento muscular podem ser classificados de acordo com a gravidade da lesão…

Esporão de Calcâneo

A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia) que aumentam, na prática, a eficiência do impulso e potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos. O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (na sola do pé)…

Dorsalgia

Conhecida popularmente como “dor nas costas”, considera-se dorsalgia toda dor localizada na região torácica, que está entre duas outras regiões da coluna vertebral (cervical e lombar), Essa dor pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral, também pode ser tanto constante como intermitente, bem…

Condromalácia ou Condropatia Patelar

O que é a Condromalácia ou Condropatia Patelar? Condromalácia ou condropatia são termos utilizados para definir a doença da cartilagem articular. A condropatia patelar é também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou mais popularmente  como “dor anterior no joelho”. Ela é basicamente caracterizada pela lesão da cartilagem que recobre a…

Cervicalgia

O que é Cervicalgia? A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). O paciente com cervicalgia geralmente relata…

Artrose de Quadril

O que é artrose de quadril ou coxartrose?  Artrose é um termo genérico utilizado para determinar, basicamente, o desgaste de uma articulação. Sendo assim, a artrose de quadril, também conhecida como coxartrose, osteoartrose de quadril ou artrose coxofemoral, nada mais é do que uma doença articular crônica, inflamatória e degenerativa,…

Artrite do Joelho

A artrite pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. As causas para o acometimento dessa patologia podem ser diversas. Os principais tipos de artrite do joelho são: • Osteoartrite: acomete, principalmente, as pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém, nos mais jovens, a osteoartrite está entre uma das…

Artrose do Joelho

A artrose do joelho é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue um convívio saudável com o problema. O local mais acometido é o joelho devido a sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações. Uma dor que piora com esforço, rigidez matinal, dificuldade em…