Artrite do Joelho

A artrite pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. As causas para o acometimento dessa patologia podem ser diversas.

Os principais tipos de artrite do joelho são:

• Osteoartrite: acomete, principalmente, as pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém, nos mais jovens, a osteoartrite está entre uma das causas mais comuns de dores musculares e ósseas e da incapacidade para o trabalho no país. Ela afeta as articulações por insuficiência da cartilagem, agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.

• Artrite pós-traumática: quando o paciente sofre algum trauma, ocasionado por esforços repetitivos, atividades físicas ou esportivas e acidentes (que podem promover fraturas, lesões ligamentares ou rotura de menisco), por exemplo, pode surgir uma artrite do joelho.

Sintomas da artrite do joelho 

O paciente acometido pela artrite do joelho, normalmente, sente dores na região que se desenvolvem gradualmente (ou também de maneira súbita). Além da dor característica, outros sintomas podem incluir: enrijecimento da articulação e inchaço local, dificultando os movimentos de flexão/extensão do joelho; sensação de fraqueza nos joelhos; aquecimento e vermelhidão na pele ao redor da articulação.

Principais fatores de risco para a artrite do joelho

Obesidade: se o paciente tem sobrepeso corporal, a gordura no corpo acaba aumentando a pressão sobre a articulação do joelho.

Gênero: as mulheres são as mais afetas pela artrite do joelho.

Envelhecimento: conforme a idade avança, maiores são os riscos de desenvolvimento da artrite do joelho.

Histórico familiar: tendência genética dentro da família.

Diagnóstico da artrite do joelho

A identificação da doença pode ser feita através de um exame físico completo, identificando a amplitude dos movimentos dos membros inferiores e os pontos de dor de acordo com a palpação. Exame de sangue e exames de imagem, como raios-X e ressonância magnética também podem ser solicitados. A artroscopia (exame específico para artrite) também pode ser realizada

Tratamento para artrite do joelho

O tratamento conservador auxilia no alívio da dor e na melhora das funções da articulação do joelho e vai depender da causa da artrite. Alguns medicamentos, como analgésicos, podem ser administrados. A fisioterapia também favorece o paciente com um programa de exercícios específicos que ajudam na recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência, além de auxiliar na prevenção do problema.

A cirurgia é indicada somente como último recurso em casos mais crônicos que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou mesmo de sua substituição.

Este artigo foi relevante para você?

Nossos fisioterapeutas estão prontos para tirar as suas dúvidas, use o Whatsapp para perguntar o que quiser sobre o seu diagnóstico.

Clique acima para abrir o Whatsapp agora!

Compartilhe com seus amigos:

Comentários