Conhecida popularmente como “dor nas costas”, considera-se dorsalgia toda dor localizada na região torácica, que está entre duas outras regiões da coluna vertebral (cervical e lombar),

Essa dor pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral, também pode ser tanto constante como intermitente, bem como permanecer em um lugar ou deslocar-se e até mesmo espalhar-se para outras regiões.

Estima-se que 65% a 80% da população mundial desenvolva a dorsalgia em alguma fase de sua vida. Porém, ela não costuma ser incapacitante, e mais da metade dos que padecem dela costumam ter a recuperação em até uma ou 02 semanas.

Além da dor na região torácica, a Dorsalgia pode vir acompanhada de outros sintomas como:

• Dificuldade para respirar.

• Sensação de queimação nas costas.

• Sensação de “pontadas” no tórax.

O tratamento geralmente é conservador (fisioterapia), em 90% dos casos, o problema pode ser sanado pelo fisioterapeuta, a não ser quando há uma fratura.

A Fisioterapia consiste em aliviar a Dor na fase aguda, e posteriormente trabalhar  a musculatura postural buscando reequilibrar a postura.

As sessões são realizadas com movimentos progressivos, de acordo com as respostas do paciente ao tratamento e sem ultrapassar determinadas limitações que apresente. O objetivo não é só afastar os sintomas da doença, mas tratar o próprio indivíduo (ampliando sua consciência corporal) para evitar o surgimento de novas dores.