O que é a Artrose do joelho?

Também conhecida como osteoartrose, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e o quadril.

Os pacientes com artrose se queixam de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.

Os números assustam. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose. Além disso, a doença é considerada pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil. A doença é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia, além de afastar 7,5% dos trabalhadores.

Causa

• Principal causa esta relacionada a alterações na biomecânica, como deformidades, desalinhamentos ou fraquezas musculares;
  • Mau alinhamento dos joelhos;
  • Envelhecimento;
  • Excesso de peso sobre a articulação acometida,
  • Atividades que exijam movimentos repetitivos sobre a articulação (como saltos) realizados de forma incorreta por um tempo prolongado;
  • Histórico familiar;
  • Lesões prévias de ligamentos, menisco ou cartilagem também podem acelerar o processo de degeneração articular, levando a deformidades.

Até mesmo atletas de alta performance que realizam treinamentos muito intensos ou inclusive os atletas amadores e de fim de semana podem apresentar artrose precoce, seja por erros no treinamento ou a realização errada de exercícios físicos que também tem grande influência.

A dor no joelho é, normalmente, o primeiro sintoma e ela tende a piorar com o esforço que sobrecarregue mais o joelho. Outros sintomas incluem rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda progressiva de mobilidade.

Quando os sintomas ainda estão no início da artrose, o repouso pode ajudar a aliviá-los. Em casos mais avançados e não tratados, a artrose pode ocasionar a deformidade dos membros inferiores.

Tratamento e Reabilitação

O tratamento sempre terá como objetivo proteger as articulações e estimular a movimentação destas, a fim de evitar o processo de enrijecimento articular.

A fisioterapia é o principal meio de tratamento para pacientes com dor no joelho ocasionada por osteoartrose.

O protocolo de reabilitação tem como foco:

• controle da dor e inchaço com recursos de Eletrotermofototerapia,
  • correção biomecânia com exercícios de fortalecimento dos musculos do quadril e joelho, equilíbrio e treino sensório-motor.

Conheça mais sobre o protocolo mais premiado no mundo para tratamento de dores no Joelho:  https://fisioclin.com/instituto-trata-anapolis/