O que é Cervicalgia?
Cervicalgia é a dor na região cervical da coluna vertebral. início da dor costuma ser insidiosa, sem causa aparente, raramente se inicia de maneira súbita, e, em geral está relacionada com:
- movimentos bruscos do pescoço,
- longa permanência em posição forçada,
- esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular).
Sintomas da Cervicalgia
- O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento.
- Alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados, a dor pode irradiar para todo o membro superior (cervicobraquialgia).
- Dor leve local e uma sensação de cansaço, até uma dor mais forte e limitante.
- O braço, além de doer, pode apresentar alterações de sensibilidade e força muscular, são as chamadas “alterações neurológicas”.
Causas da Cervicalgia
As cervicalgias podem ser decorrentes, de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou ao excesso de sobrecarga dos membros superiores.
Tratamento
Na fisioterapia inicialmente podem ser utilizados recursos para promover alívio do quadro de dor, e ao mesmo tempo tratar os espasmos musculares que podem estar presentes, e que contribuem para o aumento da dessa dor. Em um segundo momento, exercícios que visam o fortalecimento dos músculos que fornecem suporte para a coluna cervical devem ser introduzidos, junto com um trabalho de reeducação postural, buscando corrigir posturas incorretas do dia-a-dia, modificando os maus hábitos posturais do paciente, buscando assim evitar o aparecimento de novas crises.
Saiba mais sobre nosso protocolo de rabilitação para coluna vertebral