O que é?
A articulação do joelho é formada pelo fêmur, tíbia e patela, as superfícies articulares destes ossos são revestidas pela cartilagem articular. Algumas doenças como a osteoartrose, artrite reumatóide ou tumor provocam o desgaste desta cartilagem, sendo necessária a substituição da articulação por uma prótese (artroplastia do joelho).
Indicação
O paciente é submetido à artroplastia do joelho quando apresenta um quadro de desgaste (Artrose) extremo com dor que limita as atividades mais básicas. Importante resaltar que só há indicação cirúrgica quando o tratamento conservador (fisioterapia) não surtir um efeito satisfatório.
Fisioterapia
A reabilitação pós-operatória da artroplastia do joelho consiste, inicialmente, em mobilização articular (grau I, II e III), exercícios passivos, ativo-assistido e ativo-livre para ganho/manutenção da amplitude de movimento do joelho (flexão/extensão), fortalecimento dos músculos do quadril e joelho, se necessário com auxilio de eletroestimulação (EENM); treino sensório motor e funcional (sentar e levantar e treino de marcha com obstáculos). Se necessário, utiliza-se recursos como LASER, corrente interferencial (CIV) e TENS para analgesia.
Importante a concientização do paceinte quanto a continuidade dos exercícios de fortalecimento muscular. O paciente com Prótese de Joelho deverá manter uma prática de exercícos terapêuticos para manter a estabilidade articular evitanto perda do esquilíbrio e sobrecarga na prótese.
Saiba mais : https://fisioclin.com/musculacao-terapeutica/